Ministro de Agricultura Wagner Rossi recebe a “Carta Galicia 2010“

É comsatisfação que registramos a entrega, dia 28 de abril último, ao senhor ministro da Agricultura, Pecuária eAbastecimento, Sr.Wagner Rossi, da "Carta de Galícia 2010" e seus anexos, que consubstanciam o convênio firmado entre o EstadoAutônomo da Galícia , reino da Espanha, e o Codevat – Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari, no RS, cujo objetivo é o de contribuir para organizar, tecnificar e qualificar a cadeia produtiva de leite da região, através de formação e informação.
 
O convênio resulta de conversações e contatos iniciados em 2005 entre a Galícia e entidades representativas do Vale do Taquari, a partir da identificação de pontos em comum nas características básicas das suas pecuárias leiteiras e similaridades geográficas e fundiárias entre as duas regiões. Já em 2005, uma comissão multidisciplinar do Vale do Taquari teve oportunidade de visitar a Galícia para conhecer seu sistema produtivo, contato que se aprofundou em 2007 quando uma comitiva técnica pode comprovar a adequação do modelo galego de organização e desempenho da cadeia produtiva do leite às necessidades do Vale do Taquari.
 
Da audiência do final de abril no gabinete doMAPA, desejamos ressaltar o empenho demonstrado pelo Sr. Ministro e sua equipe em relação à questão sanitária do rebanho como um dos pilares do processo de sustentação da atividade pecuária no Brasil, em especial o programa para erradicar Brucelose e Tuberculose nos rebanhos leiteiros, a exemplo do que se desenvolve emArroio doMeio, e o projeto piloto de sanidade emelhoramento genético da cidade de Anta Gorda, ambos contemplados no convênio Galícia – Vale do Taquari, RS. A busca da certificação eco-sóciosanitária da propriedade como visão de futuro é o caminho para garantir o acesso do Brasil aos principaismercados consumidores com agregação de valor.
 
Eduardo Grandal GMG
 
 
Copyright © 2013, GMG. Todos os direitos reservados